É perceptível que o conhecimento vem revelando seu papel estratégico nas organizações num contexto onde os trabalhadores são colaboradores do conhecimento, estratégias devem ser executadas em todos os níveis da organização. È preciso mudar os comportamentos e adotar valores. O referencial financeiro funcionava bem quando as estratégias competitivas se baseavamna aquisição e gerenciamento de ativos tangíveis. Na economia do conhecimento de hoje, cria-se valor sustentável a partir de ativos intangíveis, como as habilidades e conhecimento, atecnologia da informação que respalda a força de trabalho e conecta a empresa a clientes efornecedores, e o clima organizacional que estimula a organização a solução de problemas e amelhoria contínua.
Os temas estratégicos do BSC descrevem as linhas gerais para a combinação deingredientes intangíveis com os processos internos para a produção de resultados tangíveis –fidelidade dos clientes, crescimento da receita e rentabilidade. Dessa maneira, o BSC forneceo referencial de mensuração e gerenciamento de estratégias baseadas no conhecimento.Em termos de gestão do conhecimento, há a necessidade de se saber quais são osconhecimentos que estão relacionados aos processos de negócios da empresa, como essesconhecimentos são empregados pelas pessoas e demais entidades envolvidas nestes processos,qual a melhor forma de se manter os conhecimentos sobre erros e acertos na execução deatividades, como conhecimentos externos podem ser acessados pela empresa, e finalmentecomo mensurar o valor do conhecimento para a empresa conforme seu uso e retorno na forma de contribuição ao bom desempenho dos processos organizacionais.Identificou-se que o BSC e GC auxiliam na implementação da estratégia, sendo esta apoiada pelas pessoas e processos. Ambos, GC e BSC, são importantes para a estratégia, por isso encontram-se lado a lado.


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